Início / Parceiros

Parceiros

Logomarca Projeto Energia HeliotérmicaA Plataforma Online de Energia Heliotérmica surgiu no âmbito do Projeto Energia Heliotérmica, que é fruto da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW Entwicklungsbank).

Neste projeto de cooperação, o MCTIC e a GIZ estabelecem os pré-requisitos para a aplicação e disseminação da Geração Heliotérmica no Brasil. A divulgação de conhecimento sobre a tecnologia heliotérmica reflete uma das atividades principais do projeto. Por isso, foi estabelecida a cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), parceiro executor da Plataforma, para disponibilizar de forma orquestrada as informações atualizadas sobre a tecnologia heliotérmica e sua aplicação no Brasil.


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem papel estratégico na gestão das Políticas Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. O principal objetivo do Ministério é impulsionar a economia brasileira, apoiando os setores portadores de futuro, preparando o Brasil para a economia do conhecimento e da informação, auxiliando na transição para uma economia verde e criativa e contribuindo para a inclusão produtiva. Além disso, é responsável por promover o aperfeiçoamento do marco legal e a integração dos diferentes instrumentos de apoio à CT&I disponíveis no país.

Sob a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), que concebe programas de desenvolvimento tecnológico de relevância econômica e social estratégicos para o país, encontra-se a Coordenação-Geral de Tecnologias Setoriais (CGTS), na qual o Projeto Energia Heliotérmica está inserido. Com o objetivo de alavancar a competitividade de setores da economia ligados à Energia e Recursos Minerais, a CGTS atua por meio do desenvolvimento de conhecimento e de tecnologias aplicáveis nesses setores. 
 

Logomarca Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Em 1954 foi criado por decreto presidencial o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) que em 1976 passa a se chamar Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O Instituto tem como missão promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico. O IBICT desenvolve relevantes projetos de pesquisa em Ciência da informação e compõe a estrutura organizacional de instituições de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Trabalhando de forma eficiente, eficaz e com espírito de parceria, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH coopera com pessoas e sociedades de países em desenvolvimento, em transição ou industrializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das sociedades e a construção de um futuro mais sustentável. Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o Governo Federal da Alemanha em seus objetivos na área de cooperação internacional.

O Brasil e a Alemanha, juntos, enfrentam os desafios globais como a preservação da Biodiversidade e o combate às Mudanças Climáticas. No Brasil, a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável atua principalmente em duas áreas temáticas: Proteção e Gestão sustentável das Florestas Tropicais e também Energias Renováveis e Eficiência Energética.