Petrolina-PE receberá investimento de R$150mi em energia solar

O Centro de Referência em Energia Solar (Cresp) em Petrolina, Pernambuco, foi inaugurado em junho desse ano. O Centro vai receber investimentos de mais de R$ 152 milhões para movimentar atividades de pesquisa e desenvolvimento em energia renovável, incluindo energia heliotérmica.

O Cresp compreenderá a instalação de três estruturas de Pesquisa & Desenvolvimento. A primeira, chamada de Planta Base, com tecnologia fotovoltaica, teve a ordem de serviço assinada em 21 de junho. A segunda planta, chamada de Planta Tecnológica, contará com tecnologia heliotérmica de calha parabólica e também irá abrigar geração de energia com tecnologia heliotérmica de torre central.

O sertão de Pernambuco foi escolhido para sediar o Centro devido ao alto índice de radiação solar na região. Ao todo, a estrutura vai gerar 3 MW. A previsão é que as obras da Planta Fotovoltaica terminem em março de 2018. Já as obras da Planta Tecnológica, segundo o cronograma de implantação, devem encerrar no final de 2018.

“Petrolina terá um Centro de Referência em Energia Solar, voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Esse é o propósito final do projeto”, afirmou o presidente da Chesf, Sinval Gama, que também esteve presente na cerimônia de lançamento.

O incentivo em pesquisa e desenvolvimento da energia solar também se enquadra no compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris. O objetivo é reduzir em até 43% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera até 2030, além de aumentar para 18% a participação de bioenergia sustentável na matriz energética do país.
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia
Foto: Otávio Nogueira