Auxílios estimulam participação de pesquisadores em eventos

O próximo grande evento no calendário de Energia Heliotérmica é a 23ª edição da conferência SolarPACES (Solar Power and Chemical Energy Systems). O evento acontecerá nos dias 26 a 29 de setembro de 2017, em Santiago do Chile. Para os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos científicos, existem diversas modalidades de apoios financeiros para disseminação científica em eventos internacionais.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que investe em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à realização de eventos científicos, participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e à editoração de revistas científicas.

A modalidade de auxílio “Participação em Eventos Científicos – AVG” visa a apoiar a participação de pesquisador, com desempenho destacado em sua área de atuação, em eventos científicos no exterior. As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, com prazo mínimo de 90 dias antes do início da atividade ou evento. Mais informações podem ser encontradas neste link.

Além do CNPq, é possível também encontrar editais das Fundações de Apoio à Pesquisa locais, como a FAPDF, do Distrito Federal, que abriu seleção pública para participação e promoção de eventos no valor de R$ 13 milhões. Também é possível encontrar apoio direto nas universidades

O período para submissão de resumos para a SolarPaces 2017 vai até 31 de março e a entrega de artigos completos será no dia 14 de julho de 2017.