SolarPaces 2017: de 29 a 29 de setembro, em Santiago do Chile

A 23ª edição da conferência SolarPACES (Solar Power and Chemical Energy Systems) já tem data marcada. O evento acontecerá nos dias 26 a 29 de setembro de 2017, em Santiago do Chile. O período para submissão de resumos vai até 31 de março e a entrega de artigos completos será no dia 14 de julho de 2017.
O evento oferecerá um programa de conferência científica e técnica com oportunidades para a indústria, academia, stakeholders políticos e de financiamento, além de especialistas em todo o mundo. O objetivo é reunir e compartilhar insights sobre Pesquisa e Desenvolvimento e novos caminhos na tecnologia heliotérmica, com foco em desenvolvimento e comercialização.
A região do Atacama, no Chile, apresenta um dos maiores níveis de radiação solar do mundo. Nos últimos dois anos, o país realizou leilões competitivos abertos a todos os geradores de energia, e os desenvolvedores solares ganharam lances, ainda que sem subsídios, oferecendo licitações para fornecimento de energia elétrica inferiores à energia fóssil. Como resultado, a energia solar já responde por mais de 5% da geração de energia do Chile.
Ao combinar a energia solar fotovoltaica com a heliotermia, a energia solar poderia suprir as necessidades de eletricidade do Chile de dia e de noite. Este novo modelo competitivo tem o potencial de impactar não apenas a própria rede elétrica do Chile, mas também tem implicações para o setor de mineração privado no deserto de Atacama, com sua necessidade de geração de eletricidade confiável e de baixo custo 24 horas por dia. Enquanto a energia solar fotovoltaica pode suprir necessidades diurnas, a geração heliotérmica com armazenamento permite que a indústria de mineração assegure sua necessidade noturna com uma fonte confiável e despachável, a um custo significativamente menor do que a energia fóssil.
A conferência é organizada com a ajuda da Corporação de Fomento da Produção (CORFO), por meio de seu Programa Energia Solar e do SERC Chile (Centro de Pesquisa de Energia Solar) e é apoiada pela ESTELA, a Associação Europeia de Eletricidade Solar Térmica.

Mais informações em: www.solarpaces-conference.org