Prorrogadas as inscrições do curso "Fundamentos da Energia HLT"

As inscrições para o curso “Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public” da Plataforma Online de Energia Heliotérmica foram prorrogadas até 27 de janeiro ou até que seja atingido o limite de 100 vagas. Os módulos, de acesso gratuito, poderão ser realizados do dia 23 de janeiro até 13 de fevereiro e, após esse período, os alunos que finalizarem as atividades dos cursos receberão certificado.

O módulo Concentrated Solar Power Fundamentals, Technology and Economics já teve as vagas preenchidas. Novas turmas serão abertas em fevereiro. Confira o calendário de cursos: http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/noticias/621-calendario-2017-cur...

A Plataforma Online de Energia Heliotérmica lançou em outubro do ano passado uma série de quatro cursos gratuitos, à distância, para os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de Energia Heliotérmica. Com o objetivo de formar massa crítica, os cursos foram desenvolvidos pelo professor alemão Olaf Goebel, especialista em Energia Heliotérmica, para o Projeto Energia Heliotérmica. Os módulos são em inglês e contam com monitoria motivacional e pedagógica.

Instruções
Para se inscrever, o aluno precisa criar uma conta na Plataforma Moodle: http://energiaheliotermica.gov.br/moodle/login/index.php

Na hora do preenchimento dos dados é preferível cadastrar um e-mail de provedores tradicionais, como gmail, yahoo, outlook, etc.

O aluno que já estiver cadastrado deverá entrar com login e senha. Na página inicial do moodle, deve escolher um dos cursos e se matricular utilizando a seguinte chave:

Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public - 1/2017!Fund

O que é Energia Heliotérmica?
A Energia Heliotérmica, também conhecida como Concentrating Solar Power (CSP), é uma forma de uso e acúmulo do calor do Sol por meio de espelhos, que são usados para refletir os raios solares e direcioná-los a um receptor. Dessa forma, grande quantidade de calor é acumulada e usada tanto para processos industriais, que demandam altas temperaturas como para gerar eletricidade, seguindo os mesmos processos de uma usina termoelétrica: o vapor gerado movimenta uma turbina e aciona um gerador.

Sobre a Plataforma Online de Energia Heliotérmica
Sob a gestão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Plataforma surgiu no âmbito do Projeto Energia Heliotérmica, fruto da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A divulgação de conhecimento sobre a tecnologia heliotérmica reflete uma das atividades principais do projeto.