Plataforma Online oferece cursos gratuitos sobre Energia HLT

A Plataforma Online de Energia Heliotérmica lança uma série de cursos à distância para os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de Energia Heliotérmica. Com o objetivo de formar massa crítica, serão oferecidos quatro cursos gratuitos desenvolvidos pelo Projeto Energia Heliotérmica. O primeiro deles, com oito unidades, estará disponível em outubro de 2016. Hospedados na plataforma Moodle, os cursos contam com monitoria motivacional e pedagógica.

Sob a gestão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Plataforma surgiu no âmbito do Projeto Energia Heliotérmica, fruto da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A divulgação de conhecimento sobre a tecnologia heliotérmica reflete uma das atividades principais do projeto.

Em breve, os interessados poderão fazer os quatro cursos completos em inglês. São eles: Fundamentos da Energia Heliotérmica para o Público em Geral (Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public), Fundamentos, Tecnologia e Economia da Energia Heliotérmica (Concentrated Solar Power Fundamentals, Technology and Economics) Recursos solares para Energia Heliotérica (Solar Resources for Concentrating Solar Power) e Sistemas Termosolares para Calor de Processo (Solar Thermal Process Heat).

Cada turma aberta terá 60 pessoas, com limite de 10 vagas por instituição de ensino. Caso as vagas não sejam completamente preenchidas, o limite de vagas por instituição será expandido. Além disso, novas turmas poderão ser abertas a depender da demanda.

O primeiro curso, Fundamentos da Energia Heliotérmica para o Público em Geral, terá tutoria do professor do professor doutor Mário Siqueira, do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB), e será aberto para inscrições no dia 10 de outubro de 2016. Em breve os próximos cursos estarão disponíveis para inscrições. Para se inscrever na primeira turma,  preencha o formulário clicando aqui.

Comentários

Parabéns pela iniciativa de ampliar estudos sobre energia renovável, especialmente energia heliotérmica, pois devemos ampliar conhecimentos sobre essa importante tecnologia sustentável que certamente contribuirá para diversificar a nossa matriz energética e certamente ampliará a oferta de eletricidade via geração distribuída energética...

Olá, José Vitorino. Devido à grande procura, as inscrições já foram encerradas. Em breve abriremos uma nova turma, fique de olho no site. :)

Parabéns a toda equipe que vai ministrar o curso de energia heliotérmica. Tenho certeza que esse curso vai agrupar muitas informações importantes sobre esse tipo de energia, que será juntamente com outras fontes de energia renovável e limpa, uma grande dimensão de conhecimento no Brasil. Nós brasileiros e o Mundo precisamos realmente diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, evitando assim, a expansão do aquecimento global que já quase em 400ppm.

Tudo bem? Já fiz duas vezes o cadastro para o curso mais até o momento ainda não tive nenhum contato, está funcionando o cadastro? Continuo no aguardo na certeza de poder participar do curso. Grato

Olá, Professor Edson. Nós recebemos o seu cadastro. No entanto, tivemos uma procura muito grande nos primeiros dias e ultrapassamos o limite de alunos para a primeira turma. Já estamos estudando a possibilidade de abrir uma nova turma. Você está no nosso cadastro de reserva e será informado assim que houver uma previsão.

Prezado(a), eu realizei o curso (Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public) na primeira turma, porém não recebi o certificado ainda. O que devo fazer para recebê-lo? Obrigado pela oportunidade e estou esperando para iniciar os próximos cursos com vocês.