Seminário Internacional de Regulação em Smart Grids 2016

O Seminário Internacional de Regulação em Smart Grids 2016 (ISGReS 2016) tem por objetivo disseminar as melhores práticas para a Regulação no tema de Redes Elétricas Inteligentes para os atores brasileiros. Está prevista a participação de diversos atores brasileiros e internacionais, que contribuirão para o desenvolvimento de políticas públicas orientadas ao Setor Elétrico.

O seminário faz parte dos Diálogos Setoriais entre Brasil e União Europeia. Em 2015, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto para Energia e Transporte (IET) do Joint Research Centre (JRC) iniciaram uma ação relacionada à Regulação em Redes Elétricas Inteligentes.

Com a aprovação pela Direção Nacional do Projeto (DNP), no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), três ações principais foram conduzidas nesse Diálogo:

1) Missão de uma semana para a Europa para reuniões com Reguladores de Energia;

2) Workshop internacional em redes elétricas inteligentes, em parceria com a Eletrobrás, realizado no Rio de Janeiro/Brasil em dezembro de 2015;

3) Estudo elaborado pelo G2ELab/Grenoble/França sobre as principais ações em Regulação em Redes Elétricas Inteligentes na Europa.

No dia 19 de maio, junto ao ISGReS 2016, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI realizará no dia 19 de maio de 2016, o seminário nacional – Smart Grid Brasil 2016 – com o objetivo de divulgar o resultado das proposições de Políticas Públicas e Industrias para Desenvolvimento das Redes Elétricas Inteligentes no Brasil. Essas proposições tem como base os levantamentos e entrevistas realizadas no mapeamento realizado pela ABDI durante o período de 2014 a 2016 que contaram com a participação de diversas empresas concessionárias de energia, fornecedores e instituições de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e exterior, além da colaboração com as instituições governamentais que tratam da temática no Brasil.

Após o ISGReS 2016, no dia 20 de maio de 2016, as empresas de energia, fornecedores e instituições de Pesquisa e Desenvolvimento instaladas e com produtos e projetos desenvolvidos no Brasil para Redes Elétricas Inteligentes terão uma oportunidade para pronunciamento. Será um período com apresentações rápidas (5 minutos) de empresas selecionadas que tiveram participação no mapeamento nacional e debates controlados.

 

Recepção: Auditório Wladimir Murtinho, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Brasília/Brasil.

Data: 18 e 19 de maio de 2016

Mais informações: www.mct.gov.br/isgres