VI Congresso Brasileiro de Energia Solar terá mini-curso sobre HLT

Este ano, o VI Congresso Brasileiro de Energia Solar (VI CBENS) ocorrerá em Belo Horizonte, entre 4 e 7 de abril, na Escola de Engenharia da UFMG - Campus da Pampulha, com parte da programação voltada para a energia heliotérmica. O CBENS é um evento bienal, organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), e que se destina a pesquisadores, profissionais e estudantes com foco em Energia Solar, contextualizada no campo das Energias Renováveis.

No dia 4 de abril, segunda-feira, será oferecido um mini-curso, o “CSP - Geração Heliotérmica - Princípios Básicos e Aplicação em Calor de Processos Industriais”, que abordará questões como potencial da Energia Heliotérmica no Brasil, Calor de Processo e Energia Heliotérmica, Integração de Energia Solar em Processos Industriais e Avaliação Econômica. O curso tem carga horária de 4 horas e será ministrado por Florian Remann, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência de cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável.

Já no dia 5 de abril, terça-feira, haverá um painel sobre energia Heliotérmica. A plenária “Aplicações não elétricas da Energia Solar” será apresentada pelo Dr. Pedro Horta, do Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems (ISE).

De acordo com a proposta do evento, um desafio que o Brasil precisa enfrentar nesse momento é a ampliação do uso da tecnologia solar térmica nas aplicações de média e alta temperatura, para o setor industrial e geração heliotérmica, com a criação de toda a sua cadeia produtiva no país.

 

Mais informações em: www.abens.org.br/CBENS2016