Tecnologias Heliotérmicas para a Cooperação Brasil-Alemanha

O Projeto Energia Heliotérmica elaborou, em cooperação com fornecedores alemães, que figuram entre os melhores das suas respetivas áreas na tecnologia heliotérmica, um documento que aponta as possibilidades mais promissoras da cooperação entre a indústria brasileira e a indústria alemã nas tecnologias heliotérmicas. Desta forma, o documento pode servir como porta de entrada ou guia das tecnologias disponíveis para a aplicação da heliotermia no Brasil. Nele, as empresas mostram com detalhes os seus produtos e serviços.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publicou, em setembro de 2015, a Chamada Estratégica 019/2015, “Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Heliotérmica de Energia Elétrica”. O principal objetivo da chamada é a proposição de arranjos técnicos e comerciais para projetos de geração de energia elétrica através de tecnologia heliotérmica, de forma integrada e sustentável, buscando criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica e infraestrutura técnica para inserção da geração heliotérmica na matriz energética nacional.

A heliotermica ainda é incipiente no Brasil. Com vistas a promover o engajamento inicial do governo brasileiro na área de tecnologias heliotérmicas, que é parte integrante da politica de inovação do país, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem buscado conhecimento internacional e troca de experiências.

Além disso, o desenvolvimento das condições-quadro é importante para facilitar a aplicação prática das futuras inovações. Para isso, o MCTI criou a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), cujos objetivos incluem a promoção de tecnologias heliotérmicas. Como particularmente no Nordeste, região menos desenvolvida do país, mas com grande disponibilidade de sol, a heliotermia demostra grande potencial para o desenvolvimento econômico sustentável.

 

Veja o documento completo, na área de especialistas da Plataforna Online de Energia Heliotérmica, clicando aqui.