Um milhão de sul-africanos recebem energia de usina HLT

Apenas dois anos após o início da construção, a usina heliotérmica Bokpoort está agora operando a plena capacidade. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o empreendimento de 50MW liderado pelo desenvolvedor, proprietário e operador ACWA Power, criou mais de 1.200 postos de trabalho.

"Estamos muito satisfeitos por ter alcançado este marco em um período tão curto", disse Nandu Bhula, CEO da Bokpoort. "A construção só começou em junho de 2013 e o fato de a planta fornecer energia a plena carga em 30 meses é um feito notável."

A energia solar gerada será alimentada na rede nacional de fornecimento de energia sob um contrato de compra de 20 anos, que faz parte do Departamento de Energia do programa SA Government’s Renewable Energy Independent Power Producer Procurement (REIPPP).

A tecnologia heliotérmica de Bokpoort permite armazenar diariamente o excesso de energia solar produzida durante o dia, que pode então ser liberado após o anoitecer, fornecendo energia elétrica durante os períodos de pico de demanda, entre 17h e 21h e no início da manhã. A capacidade de armazenamento térmico da Bokpoort é de aproximadamente 9,3 horas de operação.

Bhula explicou: "O sistema de armazenamento térmico funciona como uma bateria recarregável que é carregada durante o dia para ser usado quando necessário, especialmente durante o período de pico e durante a noite."

Além do fornecimento de energia limpa e dos postos de trabalho gerados, a comunidade local !Kheis tem sido um dos principais beneficiários do projeto. A Usina Bokpoort investiu em educação, transferência de competências locais e infraestruturas comunitárias ao longo dos últimos dois anos.


Imagem: Ramón Vidal