DASOL-ABRAVA promove ações e sela parceria para energia HLT

O Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (DASOL-ABRAVA) e a agência de cooperação alemã para o desenvolvimento (GIZ GmbH) formalizaram, em outubro, um memorando de entendimentos para parceria de apoio e cooperação na aplicação e disseminação das tecnologias heliotérmicas para aproveitamento de calor em processos industriais.

O documento prevê ações para o desenvolvimento de projetos de capacitação e pilotos para a inserção competitiva das tecnologias heliotérmicas e a divulgação dos resultados. O objetivo é formar base de estudos para que empresas e órgãos competentes possam aprimorar a aplicação dessa tecnologia e desenvolvimento de aspectos legais e regulamentação de sua utilização.

A parceria do DASOL com a GIZ já vem de longos anos de relacionamento e em 2015 teve como ações a realização de dois cursos de energia heliotérmica na ABRAVA. Um deles, promovido no dia 2 de outubro foi ministrado pelo engenheiro industrial Johannes Tobias Schruffer, que nos últimos dois anos coordenou para a empresa alemã IA Tech GmbH a implementação de estudo de potencial para integrar a tecnologia heliotérmica nas indústrias brasileiras para o fornecimento de calor de processo.

Além disso, a ABRAVA tem participado de eventos em que a energia heliotérmica foi abordada, como o Dia da Indústria Heliotérmica 2015 , em que o presidente do DASOL, Luís Augusto Ferrari Mazzon, ressaltou que a heliotermia pode contribuir para o setor de aquecimento de água no Brasil. A ABRAVA também esteve no Intersolar South America 2015, maior evento de energia solar da América do Sul, apresentou as principais novidades em sistemas termosolares, tecnologias de produção fotovoltaica e de armazenamento de energia.

 

A 28° edição da Revista Sol Brasil, publicada pela ABRAVA, em que as informações acima foram publicadas, pode ser vista na íntegra clicando aqui.