ANEEL divulga chamada pública para projetos Heliotérmicos

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou neste terça feira, 22 de setembro de 2015, a chamada n° 19/2015 para Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico de Projeto sobre o desenvolvimento de tecnologia nacional de geração heliotérmica.
O Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica prevê que a ANEEL proponha Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em subtemas de relevância para o Setor Elétrico. A medida foi criado para incentivar o esforço conjunto e coordenado de empresas de energia elétrica e instituições de pesquisa.

De acordo com o relatório da ANEEL, o Brasil “possui potencial extraordinário para a aplicação de tecnologias heliotérmicas.” A opção pela energia heliotérmica se deu “em razão da excelente localização geográfica e dos valores significativos de irradiação solar direta em grande parte do Nordeste”.

Em 26 de agosto de 2015, a Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética – SPE emitiu a Nota Técnica número 99/2015-SPE/ANEEL, que consolida a proposta da Chamada no 19/2015 de projeto de pesquisa e desenvolvimento estratégico de projeto sobre o “Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Heliotérmica” e recomendou a aprovação pela Diretoria da ANEEL.