Vencedores: Concurso Cultural “O Futuro da Heliotermia no Brasil”

O Projeto Energia Heliotérmica e a Plataforma Online de Energia Heliotérmica agradecem aos participantes do Concurso Cultural “O Futuro da Heliotermia no Brasil”. Veja abaixo os cinco vídeos vencedores, com destaque para as produções dos alunos da UFRJ/COPPE e da UNICAMP: “Usinas heliotérmicas hibridizadas com biomassa: um caminho diferente para o Brasil” e “O que é heliotermia e como o Brasil pode se beneficiar dela”.
 


O vídeo “Usinas heliotérmicas hibridizadas com biomassa: um caminho diferente para o Brasil” foi feito por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rodrigo Milani, Rafael Soria, Joana Portugal Pereira, Camila Chaves Nunes de Oliveira, Bruno Scola Lopes da Cunha, Alexandre Szklo, Roberto Schaeffer, Bernardo Schaeffer e João Faissal). O grupo acredita que o Brasil pode desenvolver a tecnologia heliotérmica seguindo um caminho diferente do de outros países do mundo: além do bom recurso solar, o Brasil dispõe de biomassa de alta qualidade e de baixo custo, que pode ser usada para a hibridização de usinas heliotérmicas.

Os prêmios serão entregues ao grupo de pesquisa Laboratório de Economia e Energia – CENERGIA, do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPPE) e à biblioteca do Centro de Tecnologia da UFRJ.
 


O vídeo “O que é heliotermia e como o Brasil pode se beneficiar dela”, enviado por Bruno Paixão Martins, faz um breve resumo sobre o funcionamento de heliotérmicas, além de apontar o potencial brasileiro. Ao final, é mostrada uma aplicação caseira da tecnologia.

Os prêmios vão para o grupo de pesquisa Armazenamento Térmico e Tubos de Calor (UNICAMP) e para a Biblioteca Central Cesar Lattes (UNICAMP).


Já o vídeo enviado por Frederico Romagnoli Silveira Lima, José Henrique Martins Neto e André Guimarães Ferreira, “O Futuro da Heliotermia no Brasil já Começou no CEFET-MG”, apresenta o desenvolvimento da heliotermia no CEFET-MG ao longo dos últimos 13 anos, desde a construção da Usina Solar até as dissertações de mestrado concluídas no Mestrado em Engenharia da Energia.

O Grupo de Pesquisa HVAC&R - Heating, Ventilation, Air Conditioning and Refrigeration e a biblioteca do Campus II da CEFET – MG, Unidade Belo Horizonte, receberão os kits de livros.
 



Andrea Guidi e Clóvis H. D. Ribeiro produziram o vídeo “Inserção do CSP no Brasil”. As bibliotecas indicadas para premiação a da Universidade Federal do Espírito Santo e da FAESA (Faculdades Integradas Espírito-santense).



O vídeo “Planta Solar Térmica – Solinova”, sobre o Projeto Smile, referente às duas primeiras plantas de CSP no Brasil, foi enviado por Wendy Wohnrath, que indicou o grupo de pesquisa Green – Grupo de pesquisa em reciclagem, eficiência energética e simulação numérica – e a Biblioteca Integrada do Campus Pirassununga da USP.