Heliotermia pode ter impactos positivos sobre o meio-ambiente

Empreendimentos de grande porte geram impactos sobre o meio ambiente. No entanto, os efeitos negativos sobre a vida selvagem causados pela construção de plantas de energia heliotérmica podem ser de curta duração, aponta uma pesquisa publicada pelo site Science for Environment Policy, do Diretório-Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia. Após implantadas, as usinas podem, inclusive, ter efeitos positivos como a redução da erosão do solo.

O estudo examinou os potenciais impactos ambientais da construção e utilização de plantas heliotérmicas em larga escala. O local analisado foi na região árida e semi-árida do noroeste da China, uma área com luz solar abundante, mas um ecossistema frágil. A região é particularmente vulnerável à erosão do solo devido ao seu clima seco, solo arenoso e ventos fortes.

Os pesquisadores descobriram que, durante a construção das usinas, os danos à vegetação, o tráfego de pessoas e materiais para construção e escavação de fundações fariam a erosão do solo aumentar na área do empreendimento. No entanto, usando simulações de computador, eles mostraram que coletores solares leves podem ser usados ​​como quebra-ventos, protegendo o solo da ação dos ventos e retardando a erosão.

Além da questão da erosão, também foi feito um estudo para descobrir como as plantas heliotérmicas afetam a temperatura do solo: dados de temperatura foram coletados de hora em hora a partir de um campo experimental em Yanqing, Pequim, entre agosto de 2010 e Outubro de 2013. Os dados foram comparados com áreas próximas sem coletores.

Os resultados mostraram que as estruturas heliotérmicas reduziram as temperaturas do solo em 0,5 a 4°C na primavera e no verão, enquanto durante o inverno a temperatura aumentou na mesma proporção. Os autores atribuíram essas alterações às alterações de fluxos de ar e sombreamento.

Para coletar a luz solar suficiente para produzir energia, uma usina heliotérmica requer o uso de grandes áreas de terra em áreas ensolaradas e com recursos hídricos nas proximidades. Nesse sentido, campos heliotérmicos também poderiam ser usados para outras finalidades, como agricultura. Como o crescimento de plantas pode ser especialmente sensível à temperatura do solo, esta descoberta pode ser importante onde o uso da terra é combinada com o cultivo.

 

Crédito da imagem: ISS Expedition 28 crew (NASA Earth Observatory) [Public domain], via Wikimedia Commons