Mercado mundial de heliotermia deve chegar a US$ 53 bi em 2020

A WinterGreen Research, empresa de pesquisa e previsões de mercado, publicou em 2014 o estudo “Concentrated Solar Power (CSP): Market Shares, Strategy, and Forecasts, Worldwide, 2014 to 2020. De acordo com o relatório de 436 páginas, a heliotermia é a energia renovável mais promissora, uma vez que, além de sustentável, oferece desempenho e energia a preços competitivos. A previsão é de que em 2020 o mercado heliotérmico mundial chegue a 53 bilhões de dólares – em 2013, o Mercado não passava de 1,3 bilhões.

Ao passo que as tecnologias heliotérmicas desenvolvem técnicas de armazenamento e de aproveitamento da capacidade de geração elétrica a vapor já existente, mercados em todo o mundo se preparam para alcançar um crescimento significativo. A heliotermia se destaca das outras fontes renováveis por fornecer soluções cruciais, como a produção em escala utilitária e a possibilidade de geração 24 horas quando combinada com outras fontes de energia.

O setor de energia solar na China, por exemplo, é hoje financiado pelo governo. O investimento incessante em eficiência energética tem colocado as empresas chinesas na vanguarda da indústria. Outros países contam com incentivos fiscais e tarifas especiais para sustentar novos investimentos na produção de eletricidade solar. Isso permite que, num primeiro momento, a indústria se desenvolva e ofereça oportunidades de investimento muito atraentes.

Com vistas na consolidação do mercado, há um movimento na indústria solar para alcançar paridade de rede. De modo simplificado, a paridade de rede acontece quando o custo da produção de energia renovável é inferior ao custo da energia consumida, sem a necessidade de subsídios ou tabelas de preços fixos.

De acordo com o estudo da Wintergreen, uma vez assegurada a paridade de rede, o mercado de energia solar poderá se expandir rapidamente. As perspectivas são boas: uma mudança na evolução dos custos do sistema está prestes a ser alcançado, colocando a indústria à beira de um grande surto de crescimento. Na maioria dos lugares em que foi implementada, já alcançou paridade de rede quando se considera o Retorno sobre Investimento (ROI) acima de 35 anos.