Guidelines on solar resource assessments for CSP power plants

Brasil
Pesquisa

Guidelines on solar resource assessments for CSP power plants

A irradiação direta normal (DNI) é o mais importante parâmetro meteorológico para as plantas de energia heliotérmica. Trata-se do tipo de luz solar, que, ao contrário da radiação difusa, pode ser concentrada em receptores para atingir altas temperaturas. A partir da modelagem probabilística, sabe-se que hoje a medição correta da radiação direta normal continua a ser a principal fonte de incerteza quando se trata de estimar os rendimentos potenciais das plantas heliotérmicas.

O projeto Energia Heliotérmica publicou o estudo “Guidelines on solar resource assessments for CSP power plants”, elaborado pelos pesquisadores Richard Meyer, Marko Schwandt e Theresa Mieslinger. O projeto é realizado por meio da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, visando à criação dos pré-requisitos necessários para o sucesso da aplicação e disseminação da Energia Heliotérmica no Brasil.

O estudo trata dos requisitos específicos para energia heliotérmica no tocante à avaliação de recursos, além de estabelecer as definições dos termos meteorológicos relevantes e das fontes de dados potenciais. Em seguida, são apresentados a descrição da instrumentação de medição meteorológica recomendada e os requisitos para estações meteorológicas específicas para a heliotermia. Por fim, é feita a descrição da análise de dados necessários para a medição.

Guidelines on solar resource assessments for CSP power plants
Richard Meyer
Marko Schwandt
Theresa Mieslinger
2017
Português
Estudos