Início / Fatos / Quanta energia pode ser produzida?

Quanta energia pode ser produzida?

A quantidade de energia produzida por uma usina heliotérmica depende da intensidade da radiação solar no local. Algumas regiões brasileiras apresentam condições ideias para a heliotermia: dedicando aproximadamente 0,5% do território aos campos heliotérmicos, seria possível gerar energia suficiente para abastecer o país inteiro. Fora isso, a quantidade de energia produzida ainda pode ser otimizada por meio do armazenamento térmico ou pela combinação com outros combustíveis, como, por exemplo, o biodiesel ou o gás natural.

Uma usina básica no Brasil, sem armazenamento ou combinação com outros combustíveis, pode produzir aproximadamente 2 mil horas de energia elétrica por ano. Em combinação com armazenamento ou outros combustíveis, este numero pode chegar a 8 mil horas, uma vez que esses complementos possibilitam a produção de energia 24 horas por dia – mesmo sem um único raio de sol. 

Atualmente, as maiores usinas heliotérmicas se encontram nos Estados Unidos. A usina Solana, localizada no estado do Arizona, que usa a tecnologia de calhas cilindro-parabólicas, tem uma potência de 280 MW, comparável à uma usina à gás de tamanho médio. A energia produzida pela Solana (944 GWh) supre a demanda de uma cidade de 70 mil habitantes. Já a usina Ivanpah, na Califórnia, utiliza três torres solares para produzir 377 MW bruto, comparável à uma usina à carvão de tamanho médio.

220 campos de futebal abastecem 150.000 familias dia e noite

 

Fonte:
-Gráfico: Energia Heliotérmica: quanto espaço para abastecer uma cidade? - Estela Solar