Início / Fatos / Quais são as condições ideais para construir uma usina?

Quais são as condições ideais para construir uma usina?

Em primeiro lugar, para que um empreendimento heliotérmico tenha viabilidade técnica, a região escolhida deve apresentar índices mínimos de irradiação direta normal (DNI) entre 1.800 e 2.000 kWh/m²·ano. Essas regiões devem ter baixa probabilidade de sombreamentos e perturbacoes do ar (nuvens, fumaca ou neblina), o que torna as regiões secas ideais para empreendimentos heliotérmicos. Já para usinas que visam à geração de calor de processo para indústria, áreas com DNI a partir de 1.600 kWh/m²·ano já se mostram rentáveis.

A partir de dados de satélite, fica evidente o potencial de praticamente toda a região Nordeste e de grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Para que esses dados sejam confirmados, é necessária uma campanha de medições em terra. Na região do cerrado nordestino (oeste da Bahia, sul do Piauí e norte de Minas Gerais), a irradiação é estimada entre 2.000 a 2.300 kWh/m²·ano. A expectativa para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresenta igualmente uma extensa área com níveis próximos a 2.000 kWh/m²·ano.

Terrenos planos são ideais para a construção de usinas heliotérmicas, mas também é possível construí-las em terrenos bastante inclinados, dependendo da tecnologia empregada. Além disso, regiões que possuem uma mínima infraestrutura facilitam a implementação de plantas HLT: estradas, para fornecimento de equipamentos e operários, e linhas de transmissão, para que a energia seja transportada até os consumidores. No entanto, caso não exista infraestrutura, ela pode ser desenvolvida após a decisão de implementação do projeto.  

O acesso à água é desejável, mas não é imprescindível. Nas usinas heliotérmicas, a água, quando utilizada, serve para limpeza dos espelhos e resfriamento do ciclo a vapor. Quando não há disponibilidade de água na localidade, a usina é projetada para utilizar torre de resfriamento a seco/ar. Em situações em que se verifique um custo benefício apropriado, água pode ser transportada de longe para limpeza dos espelhos.

 

Fonte:
-Mapa: DNI BrasilSolarGIS © 2015 GeoModel Solar - CC BY-SA 3.0
-Foto: Crescent Dunes - Plataforma Online de Heliotermia