Início / Fatos / Onde existem usinas heliotérmicas?

Onde existem usinas heliotérmicas?

O primeiro registro de construção de uma usina de energia solar concentrada é de 1917 no Egito, com capacidade de 0,5 MW. Em 1968 foi instalada em Gênova (Itália) uma segunda usina com capacidade de 1 MW. Uma planta com maior capacidade só apareceu em 1981, construída no sul da Califórnia, denominada “Solar One” e com capacidade de 10 MW.

Usinas grandes, com uma produção de 10 MW ou mais, existem no chamado cinto solar, que se estende entre o 40° grau de latitude ao norte e ao sul do equador: África do Sul, Argélia, Austrália, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos são os países que já operam usinas heliotérmicas. No entanto, 90% das plantas no mundo estão instalados na Espanha e nos Estados Unidos, devido aos subsídios e programas de fomento governamentais. Veja nosso Mapa Virtual.

Desenvolvimento no mundo

Em diversos países -- África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Chile, China, Egito, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Kuwait, México, Marrocos e Tunísia --, usinas heliotérmicas se encontram em construção ou em fase de planejamento.

Desenvolvimento de projetos Heliotérmicos no mundo

 
Crescimento

Futuramente, o crescimento da energia heliotérmica no mundo é estimado da seguinte forma:

 

Fonte:
-Gráfico: Desenvolvimento de projetos heliotérmicos no mundo (2013) - CSP World 
-Gráfico: Previsão do desenvolvimento da Energia Heliotérmica no mundo - IEA - Technology Roadmap, Concentrating Solar Power