Início / Fatos

Fatos

A heliotermia é uma tecnologia inovadora e já está consolidada, apesar de ainda ser pouco explorada nos países com maior potencial. Algumas experiências na Espanha e nos Estados Unidos já comprovam sua eficiência e rentabilidade. Os custos de operação do campo heliotérmico são extremamente baixo, o que garante que, ao longo dos anos de funcionamento da usina, o investimento inicial seja compensado.

Uma usina de 50 MW e armazenamento pode abastecer 100 mil famílias, mesmo em dias nublados e durante a noite. Isso devido à capacidade de armazenamento térmico e à possibilidade de incorporar outra fonte de energia – geralmente um combustível – à turbina produtora. Por esses motivos, a heliotermia é considerada uma fonte segura de energia, uma vez que os riscos de apagão são mínimos.

O Brasil ainda não é atuante no setor, mas é um dos países com mais potencial para o desenvolvimento da energia heliotérmica. Regiões secas com poucas nuvens são ideais para empreendimentos heliotérmicos, fazendo da região Nordeste ideal para a implementação da tecnologia. Nessa região, o setor industrial ainda carece de oportunidades para crescer e, portanto, a execução de projetos poderia ter destaque como oportunidade para desenvolver a indústria regional, criando diversos tipos de empregos para a população. 

90% das usinas ficam na Espanha e nos Estados-Unidos; mas, em diversos países, há plantas em construção ou em fase de planejamento.
Além do clima, o Brasil dispõe de outras condições para o sucesso dessa tecnologia.
O Brasil tem atualmente dois projetos em fase de implantação no Brasil.
Uma usina de 50 MW com armazenamento pode abastecer 100 mil famílias dia e noite.
Os custos de operação da usina heliotérmica são baixos; e os custos do investimento inicial são amortizados ao longo dos anos de funcionamento da usina.
Uma usina heliotérmica pode gerar energia em dias nublados e durante a noite.
Os impactos ambientais causados por uma usina heliotérmica são considerados baixos.
Dados de satélite apontam o potencial de praticamente toda a região Nordeste e de grande parte das regiões Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Conheça os principais sites sobre heliotermia.