Guia de Licenciamento Ambiental de Heliotérmicas

Meio Ambiente
Pesquisa

Guia de Licenciamento Ambiental de Heliotérmicas

O desenvolvimento da heliotermia no Brasil passa pelas mesmas fases de qualquer empreendimento do setor elétrico, que resultam de atividades comuns envolvendo obras civis e causam impactos diferenciados a depender da tecnologia. O estudo fornece subsídios para conferir segurança e agilidade aos procedimentos de análise técnica; ampliar a transparência das informações; e melhor orientar a elaboração dos estudos de Licenciamento Ambiental Federal (LAF) de heliotérmicas no território brasileiro.

Após uma introdução geral sobre a heliotermia e as tecnologias utilizadas, o estudo apresenta estratégias para o licenciamento ambiental, com foco no instrumento de gestão Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O AAE tem como vantagens a visão abrangente das implicações ambientais, implementando uma política de redução das desigualdades sociais; segurança de que as questões ambientais são tratadas adequadamente; facilitação do encadeamento de ações ambientalmente estruturadas; antecipação de prováveis impactos; e contextualização para a avaliação dos impactos potencialmente gerados pelos projetos.

Além disso, são apresentadas também as fases do empreendimento, para estabelecer os aspectos e dados que devem ser extraídos dos estudos para fundamentar a avaliação de impacto ambiental e os impactos positivos da geração heliotérmica, como a aceleração do desenvolvimento tecnológico no país e incorporação na cadeia produtiva local e regional e o aumento da despachabilidade da usina heliotérmica, ou seja, a geração de energia elétrica em momentos de alta nebulosidade ou à noite devido à possibilidade de armazenamento térmico.

Guia de Licenciamento Ambiental de Heliotérmicas: Subsídios para Avaliação de Impacto Ambiental
Maria Angélica Garcia
Frederico Araujo Ramos
Tarcisio Luiz Coelho de Castro
2017
Português
Estudos

Comentários

imagem de emersonenergiasolarmt
emersonenergias...
Parabens!! E uma fonte solar fantastica,em especial por gerar carga firme por 24 horas. Necesitamos Deste Padrao de Geracao,e Um Impositivo do Mundo Conteporaneo. Porem de Fonte Limpa,E Algo Supremo. Porem Pela Sistematica Tecnica/Locais Adequados Exigidos Por Este Sistema,O Devido Estudo de Licenciamento Ambiental Vem Em Muito Boa Hora. Essa Fonte Exige Preferencialmente, Regioes Semi Aridas e Secas,Bem Como Planas,Pois a Intensidade de Radiacao Exigida e Brutal. Mas Nao Pode Operar Sem Agua,e Me Preocupa o Campo Termico A Volta,Alterado,e a Fauna Ornitologica. No Demais,Seremos Em Breve,Uma Das Liderancas Mundiais, Nesse Desdobramento Das Fontes Solares,as Quais Fecharemos Com Chave de Ouro, Em Montagens, Hibridas,de Preferencia.