Universidade de São Paulo (USP)

Guia de Pesquisa

Universidade de São Paulo (USP)


Faculdade de Zootecnia Engenharia de Alimentos
Departamento de Engenharia de Biossistemas
Grupo de Pesquisa Reciclagem Eficiência Energética e Simulação Numérica (Green)

 

O departamento conta com 2 laboratórios onde se ministram disciplinas e/ou são realizadas pesquisas na área de CSP, o primeiro é o Laboratório Multiusuário de Eletricidade, onde são estudadas as condições para instalações de geração, este espaço está dotado de bancadas de ensino, equipamentos para ensaio de motores/gerador. O segundo é o Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos, que conta com uma estação Solarimétrica Completa, equipamento de termografia, medição de variáveis elétricas entre outros e onde são desenvolvidos protótipos de Heliostados e sua automação.

O GREEN - Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Eficiência Energética e Simulação Numérica formado desde 2005 atua com modelagem e Simulação e desde 2006 conta com projetos financiados pelo programa marco europeu (6 e 7) com atividades em CSP sendo grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

O grupo atuou no Projeto Solar-Hybrid Power and Cogeneration Plants – SOLHYCO em parceria com empresa nacional e grupos internacionais obtendo financiamento no programa marco 6.

Atualmente o grupo coordena projeto de construção da Central de Torre de Pirassununga (SMILE), que é um dos projetos HLT apresentados pelo representante do Brasil no SOLAR PACES como um dos projetos Brasileiros no setor. A equipe da FZEA desenvolve parcerias com o Julich Solar Institut, Agencia aeroespacial Alemã (DLR), Universidade de Brandenburgo e UNESP com exemplo o projeto CEISA. É o único membro Brasileiro do consorcio de pesquisa STAGE-STE coordenado pelo CIEMAT espanhol e que congrega quase a totalidade de instituições ao redor do planeta que atuam em CSP estando em colaboração com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG) e outras 38 instituições, projeto com financiamento do programa quadro 7 da comunidade europeia.

A equipe da FZEA ainda está entre os dois grupos brasileiros que compõem rede Energía Solar Térmica de Concentración para Iberoamérica financiada pelo Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el DesarrolloCYTED com um total de 13 grupos de toda Ibero América.

Áreas de Pesquisa:

  • Eficiência Energética na agroindústria
  • Modelagem e simulação na agroindústria
  • Energia renovável para a agroindústria

Cursos relevantes para área de heliotermia:

-Engenharia de Biossistemas
Graduação
Curso para formação de  um profissional com forte base em matemática, física, biologia e química e nos fundamentos das engenharias. Sua formação profissional aborda temas aplicados à produção animal e vegetal, relacionados às tecnologias de automação, da informação e de apoio à produção. O engenheiro de biossistemas tem como competência projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio. Trata-se de um profissional com conhecimentos nas áreas de produção agrícola e animal, com habilidades para desenvolver, instalar e gerenciar equipamentos e sistemas de apoio à agropecuária para produção de alimentos, materiais e energia.

-Engenharia e Ciência de Materiais
Pós-graduação
Programa com curso a nível de Mestrado e Doutorado com duas linhas de pesquisa: Tecnologia de polímeros naturais; Materiais cerâmicos e compósitos.

Disciplinas na área de CSP / energia heliotérmica:

-Geração de Eletricidade e Calor
Graduação
Contribuir para que o estudante de graduação conheça os métodos e técnicas de geração de energia aplicadas.

-Sistemas de Geração Distribuída
Graduação
Contribuir para que o estudante de graduação conheça os conceitos e técnicas de sistemas de geração distribuída aplicadas à solução de problemas de distribuição de energia.

-Gestão e inovação energética em empresas do agronegócio
Pós-Graduação
Os objetivos da disciplina consistem em apresentar a teoria geral das relações entre o consumo e produção de energia e a gestão de empresas do agronegócio relacionado sua tecnologia, viabilidade de produção e inovação.

Endereço:     Avenida Duque de Caxias Norte, 225 - Jardim Elite
                        Campus da USP
                        Pirassununga – SP, Brasil 13635-900

Site: 
-Departamento: http://www.usp.br/green/
-Graduação em Engenharia de Biossistemas: http://www.fzea.usp.br/?page_id=1066
-Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais: http://www.fzea.usp.br/?page_id=1519 
-Grupo de pesquisa: http://www.usp.br/green/


Contato: Celso Eduardo Lins de Oliveira
                  Pesquisador
Telefone: (+55 19) 3565-4290 | (+55 19) 99287-3715
Email:      celsooli [at] usp.br

Contato: Gilles Maag
                  Pós-Doutorando
Telefone: (+55 19) 3565-4364
Email:      gmaag1 [at] gmail.com

Contato: Pedro Henrique Bezerra
                  Doutorando
Telefone: (+55 19) 3565-4364 | (+55 14 99634-5159)
Email:      bezerra_ph [at] hotmail.com