Universidade de Brasília (UnB)

Guia de Pesquisa

Universidade de Brasília (UnB)

Logomarca UnB


 

Departamento de Engenharia Mecânica

 

A linha de pesquisa Heliotérmica se insere no programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da Universidade de Brasília (UnB)  através do Laboratório de Energia e Ambiente (LEA). O LEA conta com 14 Professores e diversos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Fica localizado no Bloco G do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB que abriga as áreas de Termociências e Dinâmica de Sistemas.

A inserção de energias renováveis (eólica, solar e biomassa), na matriz energética é uma política nacional com metas ambiciosas. Neste contexto, o objetivo central deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos nacionais sobre usinas híbridas Heliotérmica-Biomassa. Para tal, pretende-se:

  • Estabelecer uma plataforma de simulação de unidades co-geradoras de vapor híbridas bagaço de cana - heliotérmica;
  • Desenvolver uma plataforma de previsão de multiescalas temporais de irradiação solar;
  • Desenvolver de metodologia de otimização dos parâmetros de projetos e operacionais;
  • Estudar de caso da Usina de açúcar e álcool Jalles Machado SA com a adição de uma unidade concentradora solar a sua unidade de co-geração;
  • Formação de recursos humanos em Energia Solar Heliotérmica.

Áreas de Pesquisa:

  • Simulação Termodinâmica de unidades de geração de vapor
  • Estudo do recurso solar para a região centro-oeste do Brasil
  • Previsão solar
  • Formação de recursos humanos

Cursos relevantes para área de heliotermia:

-Engenharia Mecânica
Graduação
Na UnB, o curso de Engenharia Mecânica proporciona ao aluno um forte embasamento científico, preparando-o para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica. Durante o curso, a atuação em empresas júnior, assessorada por professores, a participação em atividades de pesquisa nos laboratórios permitem ao aluno consolidar e ampliar seus conhecimentos. A formação é generalista e a ênfase em uma área específica pode ser conseguida na elaboração do projeto de graduação, ao final do curso.

-Ciências Mecânicas
Pós-graduação
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas (PCMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Universidade de Brasília (UnB) é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos inéditos, aprofundados, e preferencialmente inovadores, conseqüentes de investigações científica e tecnológica, nas sub-áreas da Engenharia Mecânica que envolvem Mecânica dos Sólidos,Materiais, Mecânica dos Fluidos, Termociências e Dinâmica de Sistemas Mecânicos.

Disciplinas na área de CSP / energia heliotérmica:

-Sistemas de Aproveitamento de Energia Solar
Pós-graduação
A disciplina Sistemas de Aproveitamento de Energia Solar tem por objetivo prover ao aluno conhecimentos básicos necessários para desenvolver pesquisa na área. Na disciplinas são abordados tópicos referentes à transferência de calor e termodinâmica relevantes para aproveitamento de energia solar, recurso solar, tecnologias de conversão de energia solar, tanto fotovoltaica quanto heliotérmica.

Endereço:   Departamento de Engenharia Mecânica da UnB
                       Campus Universitário Darcy Ribeiro
                       Brasília- DF, Brasil - 70910-900 

Site: 
-Departamento: http://www.enm.unb.br/
-Pós-graduação: http://www.pcmec.unb.br/
-Grupo de pesquisa: 
http://www.pcmec.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20&...


Contato: Mario Siqueira
                  Professor Adjunto do Departamento de Eng. Mecânica - Térmica
Telefone: (+55 61) 3107-5714
Email: mariosiqueira [at] unb.br