Estudos, Cursos e Vídeos

Estudos, Cursos e Vídeos

Brasil
Pesquisa

A irradiação direta normal (DNI) é o mais importante parâmetro meteorológico para as plantas de energia heliotérmica. Trata-se do tipo de luz solar, que, ao contrário da radiação difusa, pode ser concentrada em receptores para atingir altas temperaturas.

Armazenamento
Desafio
Geração Híbrida

A heliotermia se destaca como uma alternativa para proporcionar flexibilidade a sistemas de energia. Os resultados deste estudo mostraram que a hibridização de plantas HLT com biomassa jurema-preta (CSP-BIO) torna-se uma opção de menor custo para o Brasil até 2040, podendo fornecer a flexibilidade que o sistema de energia do Nordeste do Brasil exigirá no futuro.

Brasil
Desafio
Geração Híbrida

Três ferramentas de planejamento energético -- MESSAGE-Brasil, TIMES-TiPs-B e REMIX-CEM-B -- foram combinadas para analisar as oportunidades que as usinas HLT oferecem ao sistema de energia e ao sistema energético mais amplo do país. Este trabalho mostra que a heliotermia pode ser uma opção econômica para cenários de mitigação.

Meio Ambiente
Pesquisa

O estudo traz informações sobre segurança e agilidade do procedimentos de análise técnica, transparência das informações e para orientar a elaboração dos estudos de Licenciamento Ambiental de heliotérmicas.

Brasil
HLT
Mundo

Este artigo discute as principais razões pelas quais as políticas energética chinesas e brasileiras não focaram na energia heliotérmica até agora. Considerando que grandes porções dos seus territórios apresentam alta Radiação Direta, as tecnologias heliotérmicas podem figurar como uma estratégia para a mitigação da poluição atmosférica e do aquecimento global.

HLT
Pesquisa

Nesse manual é descrito a correlação dos dados medidos e as lacunas preenchidas com dados satélites de longo prazo para incluir a variabilidade interanual do recurso solar.

HLT
Pesquisa

No planejamento de plantas heliotérmicas, é importante medir o recurso solar com precisão para determinar a localização e predizer a produção de energia. Além do controle de dados, é necessário estabelecer um procedimento para preencher lacunas nos dados, chamado de “gap filling”.

Eventos
Pesquisa

O 3° Dia da Indústria Heliotérmica, promovido pelo MCTIC, aconteceu no dia 26 de agosto de 2016, em São Paulo. As apresentações realizadas durante o evento podem ser encontradas aqui.

Brasil
HLT
Pesquisa

O estudo tem o objetivo de analisar os fatores de disponibilidade e de capacidade de usinas heliotérmicas. Para isso, foram simuladas mais de 24 configurações de usinas CSP, utilizando os softwares MATLAB, EBSILON e SAM.

Infraestrutura
Meio Ambiente

O estudo descreve, o processo de licenciamento ambiental de usinas Heliotérmicas comparando dois exemplos: a usina Blyther Solar Prower Project, instalada no deserto da Califórnia (EUA), e a usina Andasol, construída próxima de Guadix, em Andalusia (Espanha).

Brasil
HLT

Estudo com objetivo de avaliar a eficiência térmica, ângulo de incidência e capacidade térmica efetiva a partir dos dados coletados do concentrador solar cilindro parabólico localizado no CEFET-MG.

Custo
Mundo

O estudo engloba diferentes temas relacionados ao financiamento de uma usina heliotérmica:  informações a respeito de incentivos governamentais, linha do tempo para projetos, tipos de financiamento, análise de risco e taxa de retorno de investimento.   

Brasil
Cooperação Internacional
Mercado
Imagem: CSP in Brazil

O estudo apresenta a cadeia de valores necessária para a construção de uma usina heliotérmica no Brasil, identificando oportunidades e desafios para cada setor envolvido. São expostos dados econômicos de países como Espanha e Estados Unidos, líderes em capacidade instalada de usinas HLT.

Brasil
Desafio
Infraestrutura

O estudo apresenta um diagnóstico detalhado do estado atual da tecnologia heliotérmica no Brasil, podendo ser utilizado como base para a tomada de decisões em futuras atuações no país.