Simulação Transiente de Central Heliotérmica

Brasil
Pesquisa
Tecnologia

Simulação Transiente de Central Heliotérmica

Imagem: Metodologia para Simulação Transiente de Central Heliotérmica

O trabalho desenvolve uma ferramenta de simulação transiente para uma planta heliotérmica de pequeno porte, utilizando os softwares Transient System Simulation Program (TRNSYS) e Engineering Equation Solver (EES).

Primeiramente, o estudo expõe o funcionamento básico da heliotermia e traça um histórico da utilização dessa tecnologia no mundo, além de indicar a disponibilidade de radiação em algumas regiões do Brasil e o cenário brasileiro frente à energia heliotérmica.

A usina analisada no estudo possui potência líquida de 120kW, que gera energia elétrica por meio de um ciclo Rankine com fluido de trabalho orgânico, e é composta por coletores cilindro-parabólicos, com óleo térmico operando em torno de 280°C. Além disso, para essa usina, são modeladas e analisadas diversas configurações de reservatórios térmicos, aquecedores auxiliares, reservatórios estratificados e ciclos de absorção.

Toda a modelagem matemática do campo de coletores, do ciclo Rankine e do ciclo de absorção é descrita ao longo do trabalho. Muitos dos dados utilizados são fornecidos por fichas técnicas de equipamentos comercializados, como coletores, sistema de ciclo de potência e chiller.

A metodologia de simulações desenvolvida foi capaz de analisar o comportamento dinâmico e o desempenho de longo prazo da central heliotérmica proposta. As simulações foram realizadas com um passo de tempo de 3 minutos, analisando o desempenho da usina para diferentes localidades, capacidades de armazenamento térmico, arranjos entre os componentes e temperaturas e vazões de operação.

Metodologia para Simulação Transiente de uma Pequena Central Heliotérmica
Marcelo Wendel
(Publicado por: Universidade Federal de Santa Catarina)
2010
Português
Estudos

Comentários

imagem de atmotavio
atmotavio
Uma área de 50.000m2 serviria para uma usina heliotérmica? Quanto produziria?
imagem de Andre Togawa
Andre Togawa
Com uma área de 50000m² é possível construir uma pequena usina heliotérmica. A potência produzida depende de muitos fatores como, irradiação, tecnologia, terreno, eficiência dos componentes, entre outros. A usina teste de petrolina será construída em um terreno de 0,094km2, e produzirá 1MW.
imagem de edio
edio
Ola! A chamada publica financia projetos pequenos como residencias e partes do processo ou apenas projetos inteiros? Pessoas fisicas tambes estao aptas a participar? nao encontrei muitas informações sobre esse assunto. Obrigado!
imagem de Andre Togawa
Andre Togawa
Edio, a chamada completa já está disponível: http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/especialistas/noticia/chamada-de-projeto-de-pd-estrategico-aneel