Teste quase-dinâmico para avaliação de coletores cilindro-parabólicos

Brasil
HLT

Teste quase-dinâmico para avaliação de coletores cilindro-parabólicos

Estudo com objetivo de avaliar a eficiência térmica, ângulo de incidência e capacidade térmica efetiva a partir dos dados coletados do concentrador solar cilindro parabólico localizado no CEFET-MG.

A metodologia utilizada, denominada método quase-dinâmico, é descrita pela ABNT NBR 15745-2, que prevê tanto os parâmetros avaliados no teste em regime permanente quanto o calculo do ângulo de incidência para radiação difusa e a capacidade efetiva do coletor. A instalação solar do Campus II do CEFET-MG consiste em três linhas de coletores cilindro parabólicos, cada um com cinco coletores conectados em série, que somam um comprimento total de 20 metros,e refletores de alumínio anodizado – a especificação completa da instalção consta no estudo.

Foram coletados dados de vazão, temperaturas de entrada e saída do fluido térmico, radiação solar horizontal global e radiação no plano de abertura do coletor, em diferentes condições de nebulosidade do céu. Os dados coletados foram aplicados nas equações adaptadas por Perez, propostas na EN12975. Após a análise calculou-se, sob condições quase-dinâmicas, uma eficiência térmica do sistema de 33%, corroborando com resultados experimentais em regime permanente.  

Metodologia Teórica experimental utilizando teste quase-dinamico para avaliação de coletores concentradores do tipo cilindro-parabólico
Marcio Araujo Pessoa
José Henrique Martins Neto
(Publicado por: V CBENS)
2014
Português
Estudos