Como atrair investimentos em Energia Heliotérmica

Brasil
HLT
Pesquisa

Como atrair investimentos em Energia Heliotérmica

As tecnologias heliotérmicas podem ser de grande vantagem na matriz energética brasileira, em razão de sua capacidade de fornecer energia despachável por meio do armazenamento de energia térmica, bem como de oferecer serviços auxiliares. Além disso, essas tecnologias utilizam materiais como vidro, aço e concreto, que podem ser adquiridos local ou nacionalmente, movimentando a economia do país.

É por conta de vantagens como essas que especialmente os estados do Nordeste, como Ceará, Pernambuco e Bahia, bem como o de Goiás, no Centro-Oeste, estão interessados em atrair o desenvolvimento de HLT para a geração de eletricidade e calor de processo em seus territórios. Para tanto, diversas ações governamentais estaduais podem viabilizar projetos de investidores privados e reduzir barreiras nas áreas de análise de recursos solares, provisão de territórios adequados, incentivos fiscais, políticas de apoio e licenciamento ambiental.

Este guia visa auxiliar os governos estaduais brasileiros nessa tarefa, fornecendo orientações sobre como atrair empreendimentos em HLT e apoiar projetos nessa área. As orientações compreendem:

  • apresentar as tecnologias HLT, sua aplicação no mundo e suas vantagens — além da geração de energia despachável e de calor de processo, o potencial de gerar empregos e renda, conferindo aos estados a possibilidade de transformação com foco no desenvolvimento regional;
     
  • indicar as políticas de apoio governamental e as estruturas organizacionais necessárias para atrair investimentos e executar projetos HLT de uma forma orientada;
     
  • definir as ações necessárias para a implementação de plantas HLT — avaliação do potencial solar, identificação de locais adequados e licenciamento ambiental — e suas etapas.
Como atrair investimentos em Energia Heliotérmica: um guia para Estados brasileiros
Johannes Schrüfer
Christoph Rau
2017
Português
Estudos