Precondições para tecnologia heliotérmica no Brasil

Brasil
Desafio
Infraestrutura

Precondições para tecnologia heliotérmica no Brasil

O estudo apresenta um diagnóstico detalhado do estado atual da tecnologia heliotérmica no Brasil, podendo ser utilizado como base para a tomada de decisões em futuras atuações no país. São discutidos os tópicos: tecnologias heliotérmicas, disseminação do conhecimento, quadro regulamentar, viabilidade, custos e mercado.

Os primeiros capítulos do estudo explicam as diferentes tecnologias heliotérmicas, expondo  vantagens e desvantagens e comparando a heliotermia com outras fontes de energia. Também é realizado um levantamento de grupos de pesquisa, empresas e indústria que possuem atividades relacionadas à heliotermia no Brasil.

O Quadro Regulamentar, discutido no Capítulo 4, apresenta os marcos regulatórios, as linhas de financiamento, políticas e incentivos financeiros que foram implementados em diferentes países e que podem ser adaptados para realidade brasileira.

O Capítulo 5 por sua vez, trata de análise financeira, envolvendo: custos com equipamentos, instalação, operação e manutenção; custos com combustíveis; custos de financiamento; e o custo nivelado de energia.

Por fim, os capítulos 6, 7 e 8 apresentam, respectivamente, metodologia para quantificar impactos políticos, econômicos, ambientais e energéticos; aspectos ambientais e sociais inerentes à implantação de usinas heliotérmicas; e cadeia de valores de heliotermia.

Mapeamento básico das precondições gerais para tecnologias heliotérmicas no Brasil
Elizabeth Marques Duarte Pereira
Andrea Charbel
Isabela Aroreir
Lúcio Cesar de Souza Mesquita
(Publicado por: Projeto Energia Heliotérmica)
2014
Português
Estudos

Comentários

imagem de renoger
renoger
Temos interesse na tecnologia para a geracao de calor por processos.
imagem de Carlos Borromeu Tavares
Carlos Borromeu...
Principalmente no ramo hospitalar e frigorificos, que utiliza água quente para esterilizar os ambientes.
imagem de JoseMarcosCB
JoseMarcosCB
Eu estou trabalhando nessa área (pesquisa e desenvolvimento). Me diga uma coisa: em qual a temperatura deve ser fornecido este calor no qual você tem interesse? Este é um parâmetro muito importante.