HLT no Brasil - Perspectivas de Desenvolvimento Industrial

Brasil
Cooperação Internacional
Mercado

HLT no Brasil - Perspectivas de Desenvolvimento Industrial

Imagem: CSP in Brazil

O estudo apresenta a cadeia de valores necessária para a construção de uma usina heliotérmica no Brasil, identificando oportunidades e desafios para cada setor envolvido. São expostos dados econômicos de países como Espanha e Estados Unidos, líderes em capacidade instalada de usinas HLT.

A instalação de uma usina heliotérmica é dividida em três grandes fases: desenvolvimento do projeto, construção e operação/manutenção da usina. O estudo apresenta cada uma das fases e, em seguida, se aprofunda na cadeia de valor industrial, detalhando os componentes e suas diferenças tecnológicas.

Também é realizada uma análise das leis de incentivo à heliotermia e seus impactos econômicos nos Estados Unidos e na Espanha. Os dados indicam que após as leis de incentivo, ocorreu um crescente aumento da capacidade instalada de usinas HLT, do numero de empregos diretos e indiretos, além de maiores investimentos dentro dos países analisados e, consequentemente, aumento dos PIBs.

Por fim, são resumidos os aprendizados de diferentes países que começaram a investir na heliotermia. Alguns temas abordados são: riscos e oportunidades técnicas e econômicas, influência da produção local nos custos de investimento e estimativa do desenvolvimento de mercado. 

CSP in Brazil – Perspectives for Industrial Development
Dominik Schlipf
Martin Stenglein
Günter Schneider
(Publicado por: Projeto Energia Heliotérmica)
2014
English
Estudos

Comentários

imagem de Desconhecido
Desconhecido
Gostaria me informassem quais as situações já existentes no Brasil e aspetos positivos do uso e da implantação da Energia Heliotermica ou mesmo eventuais aspetos negativos.
imagem de Andre Togawa
Andre Togawa
Você pode encontrar mais informações sobre projetos em andamento no Brasil, aqui: http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/fatos/existem-projetos-heliotermicos-no-brasil