Tecnologia CSP: Armazenamento Térmico

Armazenamento
Custo
Fluido Térmico

Tecnologia CSP: Armazenamento Térmico

O estudo tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de armazenamento térmico, para usinas heliotérmicas, em uso e em desenvolvimento. Ele é dividido em 4 capítulos: estado da arte, análise econômica, empresas do setor e desenvolvimento tecnológico. 

Os sistemas de armazenamento térmico podem operar entre 200 °C e 800 °C dependendo da tecnologia empregada. O estudo detalha, de forma concisa, as diferentes tecnologias, dentre elas:

  • Armazenamentos de sal fundido, que utilizam sistemas de tanques conectados de forma direta ou indiretamente à usina;
  • Sistema Ruth de armazenamento, utilizado para armazenamento de vapor de água em vasos pressurizados.
  • Sistemas de honeycomb cerâmicos, para usinas heliotérmicas que utilizam o ar como fluido de trabalho.

No capítulo 3, são realizadas análises financeiras dos diferentes sistemas de armazenamento, indicando o custo por capacidade de armazenamento e detalhando, no armazenamento de sal fundido, os custos de cada componente na instalação e operação.

O capítulo 4 expõe uma lista com as empresas atuantes no setor de materiais de armazenamento, trocadores de calor e empresas de Engineering, Procurement and Construction (EPC). Os principais produtos para usinas heliotérmicas são listados, indicando em quais usinas estão sendo utilizados.

Por fim, o capítulo 5 é dedicado a tecnologias de armazenamento térmico ainda em desenvolvimento, como sistemas de um tanque, e sistemas para novos tipos de materiais de armazenamento de calor.

Thermal Storage CSP Technology – State of the art and market overview
Dominik Schlipf
Martin Stenglein
Günter Schneider
(Publicado por: Projeto Energia Heliotérmica)
2014
English
Estudos