Início / Energia Heliotérmica / Integração com outras fontes de energia

Integração com outras fontes de energia

A heliotermia pode ser combinada com fontes convencionais de energia. Nesse caso, a usina forma um sistema híbrido. A usina híbrida tem duas grandes vantagens:

  • Graças à instalação de um sistema heliotérmico, a usina termoelétrica (convencional a gás, carvão ou diesel) economiza recursos naturais e diminui os custos da produção energética. Enquanto houver uma quantidade de irradiação solar suficiente, a energia é gerada através da concentração solar. Somente quando a energia solar for insuficiente o sistema aumenta de novo o uso dos recursos convencionais.
     
  • Uma usina heliotérmica pode aperfeiçoar ainda mais o fornecimento contínuo da energia quando ela integra a opção de abastecer o ciclo com gás ou óleo. Na ocorrência de qualquer baixa de produção de energia (por causa de uma chuva inesperada, por exemplo), o combustível é uma solução imediata para assegurar a produção.

O sistema híbrido é bastante resistente às mudanças na demanda de energia e contribui para a superação de momentos de pico. Além disso, a cada hora de abastecimento solar são reduzidos os custos de geração de energia e as emissões de gases.

Fonte:

Gráfico: Ciclo combinado com apoio de energia solar - ABENGOA