Início / Energia Heliotérmica / Comparação com outras tecnologias

Comparação com outras tecnologias

A heliotermia é uma tecnologia que se aproveita dos raios solares diretos para gerar energia. Existem outras tecnologias, que muitas vezes são confundidas com a energia heliotérmica.

O primeiro exemplo, e o mais comum, é o da energia fotovoltaica

Quais seriam, então, as principais diferenças entre as tecnologias heliotérmica e fotovoltaica?

  • Na geração fotovoltaica, a Radiação Difusa (luz difusa) também pode ser aproveitada. Já na heliotermia, somente os raios vindos diretamente do Sol servem para o funcionamento da planta. 
     
  • Na geração fotovoltaica, a luz do Sol é convertida diretamente em energia elétrica. Na heliotermia, a geração de energia acontece em dois passos: primeiro, os raios solares aquecem um receptor e, depois, este calor é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina.
     
  • Na geração fotovoltaica, baterias são a única possibilidade de armazenarenergia. As baterias ainda são pouco eficientes, poissão caras e dispõem de uma vida útil reduzida. Além disso, a energia fotovoltaica nãoéprevisível em sua produção, visto quedependede uma quantidade de luz estável e, portanto, ela não é considerada uma energiadespachável. Já na energia heliotérmica, o uso de um armazenamento térmico é possível e faz dela uma fonte de energia disponível 24 horas por dia.
     
  • Mesmo sabendo que a energia fotovoltaica pode ser aplicada em campos solares extensos para gerar grande quantidade de energia elétrica, ela tem sido mais usada em instalações descentralizadas, como em residências ou pequenos comércios. 


Não confunda: heliotermia e aquecimento solar

No aquecimento solar, a luz do Sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios. O objetivo aqui não é a geração de energia elétrica.

Os sistemas de aquecimento são instalados nos telhados, com placas que espalham a água por tubos expostos ao sol. A água, então, absorve o calor do Sol e pode ser armazenada ou utilizada diretamente em chuveiros ou piscinas.