Tecnologia CSP: Torre Solar

Energia Elétrica
Mercado
Tecnologia

Tecnologia CSP: Torre Solar

Tecnologia CSP: Torre Solar

O estudo apresenta as usinas heliotérmicas de Torre Central, seus aspectos tecnológicos, funcionamento, formas de controle, tendências evolutivas, parâmetros econômicos e situação de mercado.

O trabalho foi dividido em 12 capítulos que englobam as áreas essenciais para entendimento de como as torres solares funcionam. A introdução traz uma comparação entre os diferentes tipos de concentradores solares, gráficos de comparação de custos, eficiências e um exemplo de usina de torre central que poderia ser instalada no Brasil.

No capítulo seguinte, as diferentes partes do sistema heliotérmico – helióstatos, fluido térmico, receptor, torre, armazenamento, hibridização e bloco de potência – são descritas detalhadamente, expondo as tecnologias existentes, assim como suas vantagens e desvantagens.

Devido à importância da disposição dos helióstatos em uma usina de torre solar e à forma como eles são controlados, um capítulo do estudo é  inteiramente dedicado a explicar os procedimentos básicos de como criar o layout de uma planta; um outro capítulo explana como as plantas são controladas a partir dos helióstatos.

Os demais capítulos focam no mercado: dados de usinas que já estão em operação, entre elas a Ivanpah (EUA), que gera 377MW; na economia: custo de construção, operação e preço de venda de eletricidade; no futuro da tecnologia: tendências evolutivas dos componentes, e uso das usinas heliotérmicas de torre central.

 

Tower CSP Technology– State of the art and Market overview
Dr. Reiner Buck
Stefano Giuliano
Birgit Gobereit
Andreas Pfahl
Michael Puppe
Peter Schwarzbözl
(Publicado por: Projeto Energia Heliotérmica)
2014
English
Estudos